Nesta segunda-feira (23 de junho), Duque de Caxias e Governo do Estado do Rio de Janeiro deram início ao projeto-piloto de um ônibus 100 % elétrico, operando na linha intermunicipal 417T, que liga Xerém à Barra da Tijuca. O início simbólico do teste aconteceu às 10h, no ponto final em Xerém, com as presenças do prefeito Netinho Reis, do secretário estadual Washington Reis, do presidente do Detro‑RJ, Leonardo Matias, do CEO da TEVX, Cadu Souza, e de Aureo Ricardo Salles, do Centro de Negócios e Inovação RJ+.
O veículo selecionado para a avaliação é o modelo AZURE A12BR, fabricado pela TEVX Higer. Totalmente elétrico, o ônibus oferece acesso USB para recarga de aparelhos, Wi‑Fi, painéis informativos em tempo real, plena acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, emissão zero de poluentes e significativa redução de ruídos — representando um salto em conforto e tecnologia.
Durante o período de testes em condições reais, serão avaliadas a autonomia da bateria, eficiência do sistema em trajetos longos, qualidade da experiência para passageiros e motoristas, custos operacionais e viabilidade para concessões e empresas de transporte. Parte essencial do estudo envolve a infraestrutura de recarga, em articulação com a concessionária Light, e as orientações técnicas do plano de inovação — viabilizado pelo Polo RJ+.
Para o prefeito Netinho Reis, a iniciativa é um passo determinante rumo à modernização do transporte na Baixada Fluminense: “Estamos pensando no futuro, investindo em inovação e qualidade de vida para nossa população”. O objetivo é que a partir dos dados obtidos, o uso de ônibus elétricos seja ampliado para outras linhas intermunicipais e urbanas, levando mais sustentabilidade ao sistema de mobilidade