Evento promovido pela Seeduc-RJ será realizado na quarta-feira, 26 de novembro, a partir das 10 horas, no Parque Garota de Ipanema, reunindo mais de mil pessoas em apresentações artísticas e literárias ao ar livre
Esta será a edição de final do ciclo de 2025 do Sarau Literário, que percorreu todas as regiões do estado e mobilizou mais de 5 mil alunos, professores, gestores e membros da comunidade ao longo de 13 encontros
Um dos cartões-postais do Rio de Janeiro, o Parque Garota de Ipanema, será palco, na próxima quarta-feira (26 de novembro), a partir das 10 horas, de uma grande celebração da literatura e das artes protagonizada por estudantes da rede pública. O Sarau Literário, promovido pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), chega à sua edição especial de encerramento reunindo cerca de mil alunos, professores e diretores de todas as regiões do estado.
A programação contará com mais de 30 atrações culturais, reunindo os destaques do ciclo. Serão peças teatrais, declamações poéticas, dança, exposições e oficinas – tudo com visitação aberta ao público. O Colégio Estadual Doutor João Nery (Centro Sul), por exemplo, apresenta um teatro de fantoches acompanhado de performance de dança, inspirados no livro “Com quantas asas se faz um cachorro”, do Grupo Eureka. Do Sul Fluminense, a potência da palavra falada ganha espaço com uma Batalha de Slam, protagonizada por estudantes-poetas. Já o Colégio Estadual Canadá, da Região Serrana II, homenageia Benjamin de Oliveira — considerado o primeiro palhaço negro do Brasil — com um espetáculo teatral que celebra sua trajetória e a história do circo-teatro no país.
Da capital, o destaque é o Colégio Hebert de Souza, que levará ao palco uma performance especial com uma passista da Estação Primeira de Mangueira. A artista apresentará a música “Não vadeia, Clementina”, acompanhada por dez estudantes da unidade, em uma homenagem à força e ao legado de Clementina de Jesus, retratada no livro “Quelé, a voz da cor”.
“Encerramos este ciclo reunindo, em um único palco, talentos de todas as regiões do estado, que ao longo do ano mostraram a força da arte como caminho para a aprendizagem. Este encontro final é uma síntese potente do que acreditamos: quando a escola valoriza a expressão artística e amplia os espaços de fala e criação, os estudantes se sentem pertencentes, fortalecem vínculos e descobrem novas possibilidades para suas trajetórias”, destaca a subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel Abreu.
A iniciativa
O Sarau Literário foi realizado em todas as Diretorias Regionais da Seeduc-RJ. Ao todo, mais de 5 mil pessoas participaram dos eventos realizados em Niterói (Baixadas Litorâneas), Volta Redonda (Sul Fluminense), Natividade (Noroeste Fluminense), Campos dos Goytacazes (Norte Fluminense), Vassouras (Centro-Sul), Nova Friburgo (Serrana II), Duque de Caxias (Metropolitana V), Petrópolis (Serrana I), São Gonçalo (Metropolitana II), Nova Iguaçu (Metropolitana I), Bangu (Metropolitana IV) e Mesquita (Metropolitana VII). O evento no Parque Garota de Ipanema irá contemplar também a capital/Leblon (Metropolitana VI) e Engenho de Dentro (Metropolitana III).
De acordo com a superintendente pedagógica da Seeduc-RJ, Flavia Costa, os saraus estão levando a literatura para além dos muros da escola, envolvendo não apenas estudantes e professores, mas também famílias e a população da cidade. “A cada nova apresentação, percebemos como esse trabalho vai ganhando forma com a identidade dos projetos desenvolvidos nas escolas. Acreditamos que, ao chegar no fim do ano, teremos consolidado uma trajetória ainda mais sólida em torno da leitura”, destacou.
Distribuição de livros
O Sarau Literário integra o Programa Educação do Amanhã, da Seeduc-RJ, voltado à recomposição das aprendizagens. Os eventos dão protagonismo aos projetos desenvolvidos em sala de aula para estimular a leitura, habilidade reconhecida como ponto de partida para o desenvolvimento de competências essenciais, como interpretação, reflexão e argumentação.
Neste contexto, a leitura literária ocupa um lugar estratégico: por meio da coleção Literatura a Vapor, do Grupo Eureka, estudantes e professores têm acesso a uma proposta híbrida que reúne livros físicos, audiobooks, conteúdos digitais e materiais pedagógicos de apoio.
Para o professor Marco Saliba, do Grupo Eureka, o Sarau reforça esse papel. “Este é o momento em que o estudante se torna protagonista e revela como as leituras o transformaram. A edição final reunirá as apresentações mais potentes do ano, em um espaço de experimentação de habilidades e celebração do sucesso. E o encontro em Ipanema será ainda mais especial: um dos parques mais icônicos da cidade, com o mar à nossa frente, presenteando a todos com a lindeza que é ler”, destaca.
As obras distribuídas às escolas da rede estadual no início do ano letivo foram “Com quantas asas se faz um cachorro?”, “Vasto mundo”, “Gandhi – minha vida é minha mensagem”, “Vozes livres” e “Quelé, a voz da cor”, que contribuem diretamente para o desenvolvimento das competências previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).








