MetrôRio lança campanha “Pacto de Segurança” para reforçar regras no sistema metroviário

O MetrôRio iniciou uma nova campanha de conscientização voltada à segurança dos passageiros, chamada “Pacto de Segurança no MetrôRio (PSM)”, criada pela agência Made. A iniciativa utiliza mensagens claras e pictogramas para alertar sobre condutas essenciais, como não ultrapassar a faixa amarela, ter cuidado ao usar as escadas, não impedir o fechamento das portas dos vagões e jamais acessar a via.

Ações interativas para o público

Nesta terça-feira (23/09), foram realizadas ativações em diferentes estações para aproximar a campanha dos clientes. Entre elas, a encenação dos “Anjos da Guarda”, em que atores caracterizados como figuras familiares — pai, mãe e neto — interagiram com passageiros, reforçando práticas de cuidado e atenção. Frases bem-humoradas, como “Calma, meu amigo. Você está no metrô, não é Fórmula 1, não” e “Correndo assim vai acabar trocando o salto pelo gesso, minha filha”, fizeram parte das cenas.

Outra ação simulou um “radar humano”, inspirado em equipamentos de fiscalização de velocidade usados nas ruas. O ator mediu a “pressa” dos passageiros em escadas, plataformas e corredores, orientando sobre o risco de correr e reforçando os compromissos de segurança do sistema.

Oito pactos de segurança do MetrôRio

A campanha apresenta oito mensagens principais que os usuários devem adotar:

  1. Não corra para embarcar – um acidente pode atrasar muito mais sua vida.
  2. Não tente impedir o fechamento das portas – elas não têm sensor de movimento como as de elevador.
  3. Atenção com o vão entre o trem e a plataforma – olhe bem por onde pisa.
  4. Nunca tente recuperar objetos na via – peça ajuda a um funcionário.
  5. Respeite a faixa amarela – só ultrapasse quando o trem parar totalmente.
  6. Cuidado nas escadas – não use celular e segure-se no corrimão.
  7. Não corra nas escadas – desça com calma, o próximo trem já vem.
  8. Peça ajuda se precisar – funcionários podem apoiar em situações de insegurança.

Conscientização contínua

Segundo Simone Pfeil, gerente Comercial e de Marketing do MetrôRio, a campanha reforça uma política já adotada diariamente pela empresa:

“É uma ação criativa que faz um apelo para que todos colaborem e respeitem as regras de segurança no sistema metroviário carioca.”

Com a iniciativa, o MetrôRio busca estimular passageiros a adotarem posturas responsáveis e conscientes, reduzindo riscos de acidentes e garantindo mais segurança a todos que circulam pelo transporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *