Lula propõe criação do “Dia Nacional da Consolidação da Independência”, em 2 de julho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao Congresso Nacional um projeto de lei que institui o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil, a ser comemorado em 2 de julho, data que marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas do país, no ano de 1823, na Bahia. A proposta foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (2).

Embora já seja feriado estadual na Bahia, o projeto prevê que 2 de julho passe a ser uma data de relevância nacional, sem, porém, alterar sua condição de feriado apenas para o estado baiano. A intenção é ampliar o reconhecimento da importância histórica desse episódio, que consolidou a independência iniciada em 7 de setembro de 1822.

Em Salvador, Lula ressaltou:

“É verdade que D. Pedro fez o grito da Independência… mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente” .

O presidente destacou a necessidade de incluir esse capítulo nos livros escolares, ressaltando que “a independência do Brasil — com todo respeito ao 7 de setembro — só se concretizou verdadeiramente com a vitória da Bahia”.

Além do reconhecimento histórico, Lula anunciou que, em parceria com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, deverá incentivar a produção de ao menos dez filmes históricos nacionais, com o objetivo de fortalecer o conhecimento sobre eventos decisivos da história do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *