Grande mancha de óleo diesel polui o Rio Sarapuí em Duque de Caxias

Na manhã de sexta-feira, dia 13 de junho, pescadores alertaram para uma extensa mancha de óleo diesel – com quase 1 km de comprimento – no Rio Sarapuí, próximo à Rodovia Washington Luís, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Prefeitura de Duque de Caxias e o Plano de Área da Baía de Guanabara mobilizaram barreiras de contenção e iniciaram a remoção do resíduo. Técnicos coletaram amostras da água para análise, e o local permanece sob monitoramento para identificar a fonte do vazamento e avaliar os impactos ambientais.

Pescadores da região denunciaram que a mancha exalava forte odor e comprometeu as atividades de pesca. Um deles reclamou anonimamente: “O negócio está feio aqui… estamos procurando o Ministério Público, a Defesa Civil… Quem jogou achando que não ia ter consequências, se enganou”.

O risco vai além da poluição local. O Sarapuí é um dos principais afluentes do Rio Iguaçu, que deságua na Baía de Guanabara. Caso o óleo siga descendo, a qualidade da água e da vida marinha na baía podem ser gravemente afetadas.

O Inea deve divulgar os resultados das análises na próxima semana e intensificará a vigilância para conter novos vazamentos e mitigar danos futuros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *