Governo Federal Destina R$ 6 Bilhões para Melhorar o SUS em Todo o País

O Governo Federal anunciou um investimento de R$ 6 bilhões para reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil. Os recursos, provenientes do novo PAC Saúde, serão distribuídos entre 95% dos municípios brasileiros, totalizando 5.290 cidades, com o objetivo de ampliar e modernizar os serviços de saúde para a população.

Esses investimentos vão permitir a construção de novas unidades de saúde, a aquisição de equipamentos modernos e a ampliação de serviços essenciais. Entre as principais ações estão a construção de 800 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), 7 mil salas de teleconsulta para facilitar o atendimento remoto e a modernização de 10 mil UBSs já existentes com novos equipamentos, como ultrassons portáteis e câmaras frias para vacinas.

Além disso, 400 unidades odontológicas móveis serão disponibilizadas para atender as populações em áreas mais remotas, e 46 novas policlínicas serão construídas em 45 municípios, beneficiando cerca de 18 milhões de pessoas. A expansão do atendimento em saúde mental também será reforçada, com a criação de 130 novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

O programa também vai renovar a frota do SAMU com a entrega de 1.533 novas ambulâncias, garantindo uma resposta mais rápida em situações de emergência. Além disso, a iniciativa “Agora Tem Especialistas” visa diminuir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que o objetivo dessa grande ação é garantir a universalização do acesso a serviços de saúde de qualidade para todos os brasileiros, independentemente de sua condição social. O governo também sancionou uma lei que garante reconstrução mamária pelo SUS para mulheres que tenham sofrido mutilações, assegurando dignidade e respeito.

Esses investimentos representam um grande passo na melhoria do SUS, com o intuito de transformar o atendimento à saúde no Brasil, tornando-o mais eficiente, acessível e humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *