Depois de um domingo ensolarado, com praias cheias e termômetros marcando mais de 35°C, o clima muda na cidade do Rio de Janeiro com a chegada de uma frente fria. A nova massa de ar provocará queda na temperatura e possibilidade de chuva fraca a moderada a partir desta segunda-feira (13), segundo o Alerta Rio.
Durante o fim de semana, cariocas e turistas lotaram as areias de Ipanema, na Zona Sul, em um dia típico de verão fora de época. O mar com boas ondas atraiu surfistas, enquanto banhistas, corredores, ciclistas e patinadores aproveitaram o sol intenso. A temperatura máxima foi registrada em Guaratiba, na Zona Oeste, com 35,2°C às 13h40, e a mínima, também no bairro, foi de 18,9°C durante a madrugada.
O calor na superfície, combinado a áreas de instabilidade nos níveis médios e altos da atmosfera, manteve o céu com nebulosidade variável e névoa úmida pela manhã. Esse cenário favoreceu a formação de pancadas de chuva isoladas, com possibilidade de raios e rajadas de vento moderadas no fim da tarde de domingo.
A partir desta segunda-feira, a aproximação da frente fria muda o panorama. O número de nuvens aumentará ao longo do dia, com previsão de chuva fraca a moderada a partir do fim da tarde e ventos que podem variar de moderados a fortes. As temperaturas devem oscilar entre 35°C e 19°C.
Na terça-feira (14), o sistema frontal e o transporte de umidade do oceano manterão o tempo instável, com céu nublado e pancadas de chuva isoladas na madrugada, passando a chuva fraca a moderada durante a manhã. A temperatura cairá, com máxima de 28°C e mínima de 16°C.
Na quarta-feira (15), os ventos úmidos vindos do oceano continuarão influenciando o tempo. O céu permanecerá predominantemente nublado e há previsão de chuva fraca isolada em qualquer momento do dia. Com temperaturas entre 24°C e 16°C, o dia deve ser o mais frio da semana até o momento.
Já na quinta-feira (16), o tempo começa a se estabilizar. A quantidade de nuvens diminuirá gradualmente e não há previsão de chuva. Os ventos seguirão moderados, e as temperaturas voltam a subir, com máxima prevista de 28°C e mínima de 17°C — sinal de que o sol deve voltar a brilhar sobre o Rio, depois de alguns dias de refresco.