A Enel Distribuição Rio está realizando até a próxima sexta-feira (19) o projeto Energia Legal em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A iniciativa combina ações de combate ao furto de energia elétrica com atendimento direto à população, oferecendo serviços comerciais, dicas de segurança e orientações sobre consumo consciente.
Serviços disponíveis
Durante a ação, os moradores podem resolver diversas pendências no atendimento móvel da concessionária. Entre os serviços oferecidos estão emissão de segunda via de conta, troca de titularidade, novas ligações, religação de energia, negociação de débitos com condições especiais e cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% para famílias de baixa renda.
Além disso, até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes podem ser trocadas gratuitamente por modelos de LED, mais duradouros e econômicos. O estande de consumo consciente e orientações de segurança também compõem a programação.
Combate ao furto de energia
O Energia Legal busca conscientizar sobre os riscos e prejuízos do chamado “gato”. Segundo a Enel, a prática além de ser crime com pena de um a quatro anos de prisão, representa perigo de acidentes graves e contribui para a queda na qualidade do fornecimento de energia. Estima-se que, se não houvesse furtos, as tarifas de todos os clientes poderiam ser 5% mais baratas.
Desde 2019, quando o projeto foi lançado, já foram identificados mais de 30,4 mil casos de fraudes em 29 municípios do estado, sendo 92% em residências e 8% em estabelecimentos comerciais.
Impacto e conscientização
A concessionária destaca que o projeto alia infraestrutura e cidadania. Para denunciar irregularidades, o consumidor pode usar o aplicativo Enel Rio ou ligar para o 0800 280 0120, sem necessidade de se identificar.
Segundo a empresa, iniciativas como essa preparam a rede elétrica para oferecer mais estabilidade e segurança no fornecimento de energia, ao mesmo tempo em que aproximam os serviços da comunidade e reduzem desigualdades de acesso.