A Prefeitura de Duque de Caxias iniciou um projeto piloto do Programa Jogue Limpo, que promete transformar a coleta seletiva e a limpeza urbana da cidade. A iniciativa trouxe novas caçambas de coleta seletiva em secretarias municipais, na sede da prefeitura, em empresas de limpeza urbana e no Centro de Tratamento de Resíduos (CTR).
O sistema funciona com a separação dos materiais nesses pontos estratégicos, seguida pela coleta feita por caminhões elétricos. Silenciosos e não poluentes, os veículos levam os resíduos ao CTR, onde cooperativas de catadores dão o destino sustentável ao material reciclável. Inicialmente, um caminhão atenderá o 1º distrito e outro ficará responsável pela coleta nos equipamentos públicos do 2º distrito.
Outro destaque do programa é o Disk Entulho, disponível pelo WhatsApp (21) 99019-1331. O serviço permite que moradores solicitem a retirada de entulhos diretamente em suas casas, evitando o descarte irregular que pode causar alagamentos e entupimentos de bueiros. Dependendo da quantidade, a prefeitura também poderá disponibilizar caçambas para atender a demanda.
O prefeito Netinho Reis ressaltou que a ação já nasceu com resultados práticos. Segundo ele, a reciclagem de entulho, madeira e pneus no CTR gerou uma economia anual de R$ 30 milhões, possibilitando o lançamento do Jogue Limpo. “Estamos nos empenhando para mudar a história desta cidade. Esta é a cidade do futuro, com inovação, sustentabilidade e cuidado com a população”, afirmou.
Com as novas caçambas, caminhões elétricos e o serviço de recolhimento sob demanda, Duque de Caxias aposta em um modelo moderno e sustentável de limpeza urbana.