A Prefeitura de Duque de Caxias, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, entregou nesta segunda-feira (23) a primeira etapa da reforma e ampliação da sede da Guarda Municipal. As obras — que simbolizam um compromisso com a valorização e fortalecimento da segurança pública local — incluíram melhorias significativas nos alojamentos, guarita e fachada do prédio. No interior, foram realizados serviços de pintura, recomposição do piso e instalação de novo forro, trazendo mais conforto e funcionalidade aos guardas que atuam na unidade.
Durante a cerimônia, o prefeito Netinho Reis ressaltou que o investimento reforça a integração entre a Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil. “Essa é uma ação que valoriza o trabalho dos nossos guardas e demonstra o compromisso da gestão municipal com a segurança e bem‑estar da população… segurança pública não tem partido, não tem uma voz, a voz é de todos”, destacou.
O comandante do 15º BPM, coronel Fábio Reis, e o secretário municipal de Segurança Pública, coronel Vinicius Carvalho, também reforçaram a importância da cooperação entre as forças de segurança. “A união é fundamental para avançar na questão de Segurança Pública de Duque de Caxias”, afirmou o comandante.
Além da primeira fase da reforma, a Prefeitura entregou 13 novas viaturas para reforçar a atuação da Guarda Municipal: cinco delas serão usadas no programa Segurança Presente e oito integrarão o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).
A próxima fase das obras já está em andamento e prevê a construção de um prédio anexo, que abrigará o novo Centro de Formação da Guarda Municipal. O espaço contará com salas de capacitação, treinamento e uma academia com equipamentos modernos para preparação física dos agentes.
Com essa iniciativa, Duque de Caxias avança na modernização dos serviços de segurança pública, investindo na estrutura, na capacitação profissional e no fortalecimento das instituições que atuam na proteção da sociedade.