A Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias segue avançando na melhoria da infraestrutura das escolas da rede pública. Das 193 unidades de ensino do município, 187 já estão totalmente climatizadas, oferecendo mais conforto e qualidade no ambiente escolar para alunos, professores e toda a comunidade. As sete escolas restantes já tiveram as obras concluídas e aguardam apenas o aumento da carga elétrica para o pleno funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado — processo que está em andamento. A previsão é que todas as unidades estejam climatizadas até o final deste ano.
O prefeito Netinho Reis destacou que a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a educação pública de qualidade. “A educação é prioridade no nosso governo. Investir em escolas climatizadas é investir na qualidade de ensino e no bem-estar dos nossos alunos e profissionais. Estamos muito próximos de atingir 100% das unidades climatizadas, e isso mostra o cuidado que temos com a nossa rede municipal”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Iracema Costa, também ressaltou a importância do investimento, lembrando que a climatização está inserida em um conjunto mais amplo de melhorias estruturais nas escolas. “A climatização faz parte de um conjunto de ações que estamos realizando para valorizar a educação em Duque de Caxias. Além de proporcionar mais conforto, estamos garantindo condições adequadas para o desenvolvimento pedagógico. Já concluímos as obras nas sete unidades restantes e, em breve, com o reforço da rede elétrica, todas estarão funcionando plenamente”, explicou.
Com o projeto, Duque de Caxias se aproxima de ser uma das primeiras cidades da Baixada Fluminense a contar com todas as suas escolas municipais climatizadas, reafirmando o compromisso da atual gestão com o bem-estar dos estudantes e a valorização da educação pública.