Detran RJ inaugura primeiro posto do país para pessoas com deficiência visual no Instituto Benjamin Constant

Alexandre Simonini / Detran.RJ

O Detran RJ inaugurou nesta terça-feira (9) um posto de identificação civil voltado exclusivamente para pessoas com deficiência visual. A unidade foi instalada no Instituto Benjamin Constant (IBC), na Urca, Zona Sul do Rio, e é a primeira do Brasil com esse perfil.

O novo espaço terá capacidade para atender até 30 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, recebendo alunos, professores e frequentadores do instituto. Para o governador Cláudio Castro, a iniciativa representa um avanço no acesso a serviços públicos. “A acessibilidade e o aumento da diversidade de serviços para a nossa população é uma missão de vida. Esse trabalho inédito dentro do IBC faz parte do modelo de gestão que desejamos para o Rio de Janeiro”, afirmou.

O presidente do Detran, Vinicius Farah, ressaltou o caráter histórico da inauguração. “Entregamos dignidade, respeito e cidadania. É um Detran mais humano, mais próximo das pessoas, principalmente de quem mais precisa”, disse. Já o diretor-geral do IBC, Mauro Conceição, lembrou que em 170 anos de existência é a primeira vez que um serviço desse tipo é oferecido no instituto.

Entre os beneficiados está a professora de braile Maria Luzia do Livramento, ex-aluna do IBC, que comemorou a novidade. “Agora vou esperar chegar a carteira em braile, que será muito bem-vinda. É maravilhoso ter um posto do Detran dentro do instituto, vai facilitar muito a vida de todos”, afirmou.

Os atendimentos no posto vão disponibilizar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que adota o CPF como número único de identificação e é válida em todo o território nacional. O documento antigo seguirá válido até 28 de fevereiro de 2032.

Além disso, em breve será lançada a versão em braile da carteira de identidade, que permitirá a leitura direta pelas pessoas com deficiência visual, garantindo mais independência, cidadania e inclusão. “A inauguração desta unidade reforça o compromisso do Detran RJ em facilitar o acesso à documentação civil e assegurar que todos tenham seus direitos plenamente reconhecidos”, destacou Pedro Paulo Thompson, diretor de Identificação Civil do órgão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *