A Defesa Civil de Belford Roxo marcou presença de destaque no IV Seminário Técnico-Científico de Redução de Riscos de Desastres, realizado nos dias 2 e 3 de julho no Centro de Operações Rio (COR), no Rio de Janeiro. O evento, promovido pela Defesa Civil Municipal do Rio e o COR, reuniu autoridades estaduais, federais, municipais e pesquisadores com o objetivo de compartilhar boas práticas e desenvolver propostas inovadoras e sustentáveis alinhadas à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei nº 12.608/2012).
Destaque da delegação de Belford Roxo
O secretário municipal de Defesa Civil participou de uma mesa de debate ao lado do secretário Nacional, Wolnei Wolff, reforçando a pauta da adaptação frente às mudanças climáticas. Ele afirmou que “é de suma relevância … minimizar os transtornos causados pelas mudanças climáticas. Estamos nos articulando para evitar surpresas”.
Boas práticas disseminadas
O subsecretário da Defesa Civil do Rio, Rodrigo Gonçalves da Silva, destacou que o seminário funcionou como vitrine para ações replicáveis em toda a região metropolitana. “É nesse ambiente que a pesquisa acadêmica e a ciência se unem em benefício da resiliência e da prevenção nas cidades fluminenses”, observou, ressaltando a importância da participação de Belford Roxo.
Tema central: segurança até 2030
Nesta edição, o tema foi “Proteção e Defesa Civil: 5 anos para a Agenda 2030”, reforçando o compromisso dos governos em desenvolver políticas de prevenção e resiliência urbana vigentes até 2030