Com o propósito de incentivar a leitura e promover a transformação social por meio da educação, o Caxias Shopping, empreendimento da ALLOS localizado na Baixada Fluminense, participa de mais uma edição do projeto “Leitura Para Todos”, que chega à sua 5ª edição com um tema especial: a Amazônia.
Como parte da iniciativa, o shopping promoverá sessões de contação de histórias do livro “Na Beira do Rio”, da escritora paraense Patrícia Nogueira, e fará a distribuição gratuita de exemplares para crianças de até sete anos atendidas por instituições sociais da região, como o G.R.C.E.S.M. Pimpolhos da Grande Rio, a Sociedade Plural São João Batista, o HAJA e o Projeto Gramachinhos.
A obra escolhida conduz os pequenos leitores a uma viagem encantadora pela floresta amazônica. Por meio de personagens como animais da mata, crianças ribeirinhas e indígenas, o livro aborda temas essenciais como diversidade, equidade, sustentabilidade e respeito às culturas regionais. A publicação inclui ainda um glossário com expressões típicas da Região Norte, ampliando o repertório cultural das crianças. “Na Beira do Rio é um convite para escutar as muitas vozes que ecoam das margens, das copas e dos silêncios da floresta. Histórias que não apenas encantam, mas provocam escuta e consciência”, afirma a autora Patrícia Nogueira.
O projeto reforça o compromisso da ALLOS — maior plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras do Brasil — com a educação e a sustentabilidade. Desde 2021, o “Leitura Para Todos” já distribuiu mais de 1 milhão de livros e, nesta edição, entregará 100 mil exemplares em diversas regiões do país. A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto da Criança, responsável por mapear e validar as instituições participantes em todo o Brasil.
No Caxias Shopping, quatro instituições que atuam com a primeira infância na Baixada Fluminense serão contempladas com atividades lúdicas de leitura e a entrega dos livros. “Essa edição reforça o papel da educação como instrumento de transformação social, em sintonia com os compromissos sociais e de sustentabilidade assumidos pela ALLOS”, destaca Ana Paula Niemeyer, diretora de Marketing da empresa.