Nesta segunda-feira (16), o prefeito Márcio Canella (União Brasil) anunciou uma grande novidade para a cidade: o lançamento do projeto ônibus Tarifa Zero, medida que elimina o custo da passagem comum dos cidadãos. A rota inicial irá funcionar entre o bairro Jardim Gláucia, passando por Bom Pastor até chegar ao centro do município.
Conforme o anúncio, a iniciativa será financiada com recursos provenientes de cortes e reorganização do orçamento municipal. “Ônibus de graça é um benefício a mais para a população, que poderá economizar para gastar com outras necessidades. Além disso, ajuda a movimentar a economia, pois as pessoas podem se deslocar com facilidade para o centro comercial. É dignidade! Iremos começar o mais rápido possível”, destacou o prefeito.
Belford Roxo, com cerca de 600 mil habitantes segundo o IBGE, se une a outras cidades fluminenses que já adotaram a tarifa zero. Iniciativas semelhantes já estão em operação em municípios como Maricá, Volta Redonda, Itaboraí, Magé, Teresópolis e Duque de Caxias.
Entenda o programa Tarifa Zero:
- O transporte público se torna gratuito para o usuário, passando a ser financiado integralmente pelos cofres públicos. A ideia segue o modelo já aplicado com sucesso em cidades como Maricá e Volta Redonda no RJ.
- Em Belford Roxo, a ação considera a mobilidade urbana como um direito essencial, com o objetivo de promover inclusão social e facilitar o acesso a serviços e comércios.
O novo sistema será uma mudança significativa para a população, reduzindo custos diários — especialmente para quem depende do transporte público para trabalhar, estudar ou realizar compromissos regulares. A promessa é que os ônibus gratuitos comecem a operar em breve, ampliando, assim, o acesso e a dignidade no deslocamento urbano.