Biblioteca Nacional distribuirá 2 mil livros hoje no Rio

Nesta sexta-feira (14), quem passar pelo prédio histórico da Biblioteca Nacional, no centro do Rio de Janeiro, terá a chance de levar um livro gratuitamente. A instituição, que pertence ao Ministério da Cultura, distribuirá dois mil exemplares como parte da celebração do Dia Internacional da Doação de Livros.

Criada no Reino Unido em 2012, a data é comemorada anualmente em 14 de fevereiro e tem como objetivo incentivar a leitura e tornar os livros mais acessíveis. Para a ação, a Biblioteca Nacional selecionou 40 títulos de sua própria publicação, disponibilizando 50 cópias de cada um para o público. As obras incluem gêneros como poesia, história e iconografia.

“A data nos faz refletir sobre a importância de ampliar o número de leitores e democratizar o acesso aos livros”, destacou a instituição em uma rede social.

Entre os livros escolhidos para distribuição estão Olhos d’Água, de Conceição Evaristo; Darcy, a Outra Face de Vargas, de Ana Arruda Callado; Divina Proportione, de Luca Pacioli; Kijane Kweza: Um Guerreiro Muito Capaz, de Júlio Cesar Medeiros da Silva Pereira; Euclides da Cunha: Uma Poética do Espaço Brasileiro (catálogo de exposição) e O Rio de Janeiro Através das Estampas Antigas, de Lygia da Fonseca Fernandes da Cunha.

A Biblioteca Nacional está localizada na Cinelândia (Av. Rio Branco, 219) e funciona das 10h às 17h.

Consumo de livros no Brasil

Apesar de iniciativas para ampliar o acesso à leitura, a compra de livros ainda é um hábito pouco comum entre os brasileiros. De acordo com uma pesquisa da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgada no último dia 7, 84% da população adulta não comprou nenhum livro nos 12 meses anteriores a outubro de 2024.

Os principais motivos apontados pelos entrevistados para não adquirir livros foram o alto preço (35,5%), a falta de livrarias na região (26,2%) e a falta de tempo para ler (24,2%). O estudo ouviu 16 mil pessoas.

Por outro lado, um levantamento do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) revelou que o mercado editorial brasileiro cresceu levemente em 2024. Foram vendidos 55,3 milhões de livros, um aumento de 0,7% em relação ao ano anterior, resultando em um faturamento de R$ 2,8 bilhões, superior aos R$ 2,58 bilhões registrados em 2023.

Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *