Corpus Christi agora é feriado estadual no Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro se tornou o primeiro do país a transformar o Dia de Corpus Christi em feriado estadual. A medida foi oficializada pela Lei nº 11.002/2025, sancionada pelo governador e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (23/10).

De autoria dos deputados Márcio Gualberto (PL) e Fred Pacheco (PMN), com coautoria de Rodrigo Bacellar (União), Rodrigo Amorim (União), Luiz Paulo (PSD), Dionísio Lins (PP), Átila Nunes (PSD) e Giovani Ratinho (SDD), a norma torna o Rio pioneiro entre os 27 estados brasileiros ao reconhecer oficialmente a data como feriado.

Até então, o Dia de Corpus Christi era considerado apenas ponto facultativo federal, ficando a cargo de estados e municípios decidirem sobre a adoção do feriado. Em algumas cidades, como São Paulo, a data já era comemorada oficialmente, mas nenhum estado havia incluído a celebração em seu calendário oficial.

A data, de forte significado religioso, celebra o “corpo de Cristo” e o sacramento da eucaristia, sendo tradicionalmente comemorada na primeira quinta-feira após 60 dias do Domingo de Páscoa.

O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, destacou o caráter histórico da medida e a união dos parlamentares. “Temos compromisso com a Igreja Católica, mas acima de tudo com o povo fluminense. Pautamos o projeto em tempo recorde e mostramos que aqui ninguém brilha sozinho”, afirmou.

O deputado Márcio Gualberto ressaltou que o feriado também impulsionará o turismo religioso, lembrando que, em cidades como São Gonçalo, o evento já atrai milhares de visitantes com a confecção do maior tapete de sal da América Latina. “É um feriado de fé e também de desenvolvimento. As famílias poderão celebrar com tranquilidade, e o turismo ganha com isso”, disse.

Fred Pacheco destacou que a criação do feriado representa um reconhecimento aos valores cristãos e reforça o espaço da religiosidade na sociedade. “Esse feriado fortalece o campo democrático, permitindo que cada um exerça sua fé e espiritualidade onde estiver”, afirmou o parlamentar.

Com a nova lei, o Rio de Janeiro passa a incluir o Dia de Corpus Christi entre seus feriados oficiais, reforçando tanto a tradição católica quanto o potencial turístico e cultural do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *