Hospital Geral de Nova Iguaçu reforça atenção à saúde mental no Setembro Amarelo

O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) está reforçando a atenção à saúde mental durante o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Com um papel crucial no acolhimento de pessoas em crise, a unidade promoveu ações de conscientização e apoio para pacientes e funcionários.

A equipe de psicologia do hospital percorreu os corredores espalhando mensagens de apoio e oferecendo um espaço de escuta. A iniciativa consistiu em duas caixas: uma com mensagens positivas para serem compartilhadas e outra para que as pessoas pudessem, de forma anônima, depositar desabafos e sentimentos. A coordenadora da equipe de psicologia do HGNI, Ana Claudia Bello, ressaltou a importância da ação: “No HGNI, sempre haverá um profissional preparado para ouvir, seja paciente ou colaborador. Ações como essa reforçam que ninguém precisa enfrentar a dor sozinho”.

A unidade, que é referência na Baixada Fluminense, tem uma rotina de cuidados com as vítimas de tentativa de suicídio. Assim que a pessoa chega ao hospital, a prioridade é a estabilização clínica. Depois, as equipes de psicologia e serviço social entram em ação, oferecendo suporte contínuo ao paciente e a seus familiares, seja durante a internação ou no acompanhamento.

O diretor-geral do HGNI, Ulisses Melo, destacou o compromisso do hospital em oferecer cuidado integral e humanizado. “O Setembro Amarelo reforça a necessidade de estarmos sempre preparados para atuar com eficiência e empatia em casos tão delicados como esses”, afirmou.

De janeiro a agosto de 2025, o HGNI atendeu 85 casos de tentativa de suicídio, uma média mensal parecida com a de 2024, quando 125 ocorrências foram registradas no ano inteiro. Do total de casos deste ano, 75 pacientes receberam alta, enquanto seis óbitos foram registrados. Uma estatística notável é que cerca de 70% dos atendimentos deste ano foram de mulheres. Esses números reforçam a urgência das ações de conscientização e do trabalho contínuo na prevenção do suicídio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *