A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro — por meio da Firjan Caxias e Região — reuniu representantes do poder público e empresários da Baixada Fluminense, incluindo Duque de Caxias, São João de Meriti, Guapimirim e Magé, para apresentar o documento “Agenda Brasil 4.0”. O caderno traz 10 propostas municipais e integra 62 iniciativas nacionais e 41 estaduais, voltadas à melhoria do ambiente de negócios e da infraestrutura regional.
Principais demandas da região:
- Combate ao roubo de cargas e reforço da segurança pública;
- Redução da carga tributária e incentivos fiscais para a indústria;
- Agilização dos processos de licenciamento de obras;
- Implantação de práticas sustentáveis no descarte e reúso de resíduos sólidos;
- Melhorias na infraestrutura, com foco em concessões rodoviárias e serviços públicos (energia, saneamento, telefonia).
A análise da Firjan, conduzida por Julia Nicolau (coordenadora de Análise e Suporte à Competitividade), ressaltou a importância de fatores como acesso a crédito, inovação, urbanismo e qualificação profissional para fortalecer o ambiente de negócios.
Além disso, foi formalizada parceria com Guapimirim para implementar o Programa Calçada Acessível, visando melhorar a mobilidade urbana e a acessibilidade das cidades.
A iniciativa pretende guiar gestores públicos na definição de prioridades e maximização de recursos financeiros, tecnológicos e humanos, contribuindo para o crescimento regional, geração de emprego, atração de investimentos e maior competitividade da indústria fluminense.