O governador em exercício do Rio, Rodrigo Bacellar, e prefeitos da região oficializaram, nesta terça-feira (24), uma parceria estratégica para reforçar a segurança pública no Sul Fluminense. A ação incluiu a entrega de 27 novas viaturas semiblindadas à Polícia Militar, destinadas às unidades de Piraí, Volta Redonda, Angra dos Reis, Resende e Paraty.
O evento contou ainda com a assinatura de um termo de cooperação para criar a 3ª Companhia do Batalhão de Ações com Cães (BAC) em Volta Redonda, voltada ao combate ao crime organizado na região. Essa unidade se soma às já existentes, como a da Região dos Lagos, que desde 2023 tem apresentado resultados positivos, especialmente em apreensões de drogas.
Bacellar destacou em sua fala que “o tempo de viaturas herdadas do Rio acabou”: agora, constrói-se um respeito pelo policial com equipamentos adequados e modernos, que promovem segurança e conforto ao patrulhamento. Além desses veículos, outras 100 viaturas serão enviadas ao Sul Fluminense até o fim do semestre, dentro de um reforço estadual que prevê a entrega de 758 novos veículos para a PM em todo o estado.
Segundo o secretário da PM, coronel Marcelo Menezes, o BAC é um destaque entre as unidades operacionais especializadas, sendo “campeão em apreensão de drogas” e peça chave no combate ao crime organizado. Para o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, a iniciativa já mostra resultados concretos — em três meses, não houve registros de roubo de carros na cidade.
A presença de prefeitos e líderes municipais no ato reforça o aspecto colaborativo da medida. Juntos, Estado e municípios firmam compromisso claro: fortalecer a atuação das forças de segurança, tanto em infraestrutura quanto em pessoal, por meio da introdução de viaturas eficientes e apoio institucional ao policiamento especializado.