A Braskem anunciou um investimento de R$ 4,3 bilhões para ampliar sua produção de polietileno no polo industrial de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Batizado de projeto “Transforma Rio”, o investimento prevê o aumento da capacidade de produção em 230 mil toneladas por ano, com início das operações previsto para 2028, e é descrito pela empresa como o maior investimento da indústria petroquímica no país nos últimos 15 anos.
A unidade de Caxias agrupa três plantas industriais da Braskem, que empregam diretamente cerca de 1.400 trabalhadores, além de contar com 122 fornecedores locais. A empresa já investe aproximadamente R$ 80 milhões por ano em contratações e serviços na região.
Além de ampliar a produção, o projeto inclui modernizações, como a instalação de novos fornos de baixa emissão para processamento de eteno, matéria-prima do polietileno, e a expansão da fábrica — medidas que prometem tornar as operações mais limpas e eficientes.
O investimento também terá impacto no emprego, com estimativas de geração de até 7.500 vagas de trabalho entre a fase de obras e operação final. Além disso, a Braskem espera reforçar sua competitividade nacional e manter o Rio de Janeiro como polo estratégico da indústria petroquímica brasileira.