O Governo do Estado do Rio de Janeiro apresentou na segunda-feira um ambicioso projeto de expansão do sistema metroviário, que inclui:
- Criação da Linha 3, primeira intermunicipal do estado, ligando a Praça XV (Centro do Rio) a Guaxindiba (São Gonçalo), passando por Niterói. Serão 21,7 km de trilhos e 15 estações, com um túnel subaquático sob a Baía de Guanabara (Praça XV ↔ Arariboia).
- Extensão da Linha 2 do Estácio à Praça XV (3,7 km, R$ 4,4 bilhões).
- Ampliação da Linha 4 da estação Jardim Oceânico até o Recreio dos Bandeirantes (aprox. 19–20 km, R$ 9,8.
🛠️ Investimento e cronograma
- Serão mais 44 km de trilhos e 31 novas estações, complementando as atuais 51 km e 41 estações.
- O investimento total estimado é de R$ 28,8 bilhões, via Parceria Público‑Privada com apoio do estado, municípios, União e BNDES.
- A licitação está prevista para o primeiro semestre de 2026, com operação dos primeiros trechos estimada para 2031 e conclusão final em 2032 .
👥 Benefícios previstos
- Atenderá cerca de 650 mil passageiros por dia, reduzindo tempos de deslocamento entre São Gonçalo e Niterói de 2 horas para cerca de 40 minutos.
- Espera-se uma melhora significativa da mobilidade urbana, com redução da emissão de gases poluentes, diminuição do trânsito e incremento na qualidade de vida.
- A expansão tem potencial de impulsionar a economia local e gerar milhares de empregos diretos e indiretos.
🏛️ Posicionamentos dos gestores
- Secretário Washington Reis (Transporte Estadual): destacou que se trata de “o maior projeto de expansão metroviária da história” do estado, reforçando a integração entre as regiões e a geração de empregos.
- Ministro Jader Barbalho Filho: reforçou o compromisso do governo federal, que já garantiu um aporte de R$ 20 milhões para estudos iniciais, lembrando que “o presidente Lula pediu que os governadores priorizassem a Linha 3”.
- Prefeito Eduardo Paes: afirmou que o projeto será executado sem depender apenas de recursos públicos, citando a utilização de potencial construtivo como instrumento de financiamento.
🔎 Panorama geral
Este projeto representa um salto inédito para a mobilidade na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ao conectar diretamente a capital às cidades de Niterói e São Gonçalo, o metrô busca enfrentar desafios históricos de transporte, reduzir desigualdades regionais e fomentar o desenvolvimento urbano sustentável. Apesar da longa espera — promessas da Linha 3 existem desde os anos 1960 — agora há um cronograma robusto, financiamento definido e apoio político. Resta acompanhar a execução e a superação dos desafios técnicos e dos processos de licitação.