A Prefeitura de Belford Roxo apoiou, na manhã desta quinta-feira (20/02), uma grande operação conjunta da Polícia Civil (54ª DP) e da Polícia Militar (39º BPM e Polícia Ambiental) para combater a atuação da milícia nos bairros Babi e Xavantes. O grupo criminoso vinha extorquindo moradores e comerciantes da região, cobrando ilegalmente por diversos serviços, incluindo taxas em condomínios. A ação contou com o suporte das secretarias municipais de Transportes, Segurança Pública e Ordem Pública/Urbana.
O secretário municipal de Transportes, Luiz Leonardo Brito da Silva, destacou a importância do envolvimento do município na operação. “Apoiamos essa ação essencial para combater a milícia e suas práticas criminosas. Durante a operação, realizamos a remoção de veículos apreendidos, que eram produtos de crimes. O prefeito Márcio Canella (União Brasil) reforça seu compromisso com a segurança pública e apoia todas as iniciativas do Governo do Estado para reduzir a criminalidade em Belford Roxo”, afirmou. Ele esteve acompanhado do secretário municipal de Segurança Pública, Aruak Oliveira, e de equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública.
Resultados da operação
Com o objetivo de cumprir 47 mandados de busca e apreensão, a ação resultou na apreensão de:
Três carros e duas motocicletas com sinais de adulteração;
Uma faca e quatro coletes táticos;
Uma réplica de pistola;
Celulares e joias;
A descoberta de um comércio irregular de gás de cozinha;
Uma casa utilizada como área de lazer pelos milicianos.
De acordo com a Polícia Civil, a milícia do Babi era comandada por um criminoso conhecido como “Japonês”, atualmente preso. Atualmente, seu homem de confiança na região seria o miliciano apelidado de “Kim do Babi”.
A Prefeitura de Belford Roxo reforça seu compromisso no combate à criminalidade e na busca por um ambiente mais seguro para a população, colaborando com as forças de segurança do Estado em operações que visam desmantelar organizações criminosas que atuam na cidade.