Nesta quinta-feira (8), a Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu Celso Luís Rodrigues, conhecido como Celsinho da Vila Vintém, considerado uma das principais lideranças do crime organizado no estado. Ele foi capturado na comunidade da Vila Vintém, localizada em Padre Miguel, na zona oeste da capital fluminense.
Segundo as investigações, Celsinho estaria articulando alianças com líderes de facções rivais para tentar tomar o controle de comunidades em Santa Cruz, também na zona oeste do Rio, atualmente sob domínio de milicianos.
A prisão foi realizada no âmbito da Operação Contenção, iniciativa da Polícia Civil que tem como objetivo frear a expansão territorial do Comando Vermelho na cidade. A operação busca ainda enfraquecer a estrutura logística, financeira e operacional da facção por meio da prisão de integrantes-chave.
Celsinho foi condenado a 25 anos de prisão por tráfico de drogas e é apontado como um dos fundadores da facção Amigos dos Amigos (ADA). Preso originalmente em 2002, ele passou 15 anos na Penitenciária Federal de Porto Velho (RO) antes de ser transferido para o Complexo de Gericinó, no Rio, em 2017. Em outubro de 2022, obteve liberdade concedida pela Justiça estadual.