A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta terça-feira (27), a “Operação Caronte”, visando desarticular um esquema de fraude milionária no sistema de transporte público intermunicipal. A investigação revelou que permissionários de vans validavam viagens inexistentes utilizando o Bilhete Único Intermunicipal, gerando reembolsos indevidos por parte do Estado.
Durante a operação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em residências e empresas ligadas aos suspeitos. Em uma das ações, um homem foi preso em flagrante com munição de fuzil, além de serem apreendidos dispositivos eletrônicos, mídias, documentos, um veículo, um revólver e munição de fuzil.
O esquema consistia na validação de bilhetes em vans que não realizavam as viagens, permitindo que os envolvidos recebessem repasses do Estado por serviços não prestados. Em um caso específico, uma van com capacidade para 15 pessoas teve 34 bilhetes validados em apenas uma hora, sem o embarque de passageiros.
O governador Cláudio Castro destacou a importância da operação: “O trabalho de inteligência da Polícia Civil contra a lavagem de dinheiro para desarticular essas quadrilhas é de extrema importância, principalmente quando envolve prejuízo aos cofres públicos. Não vamos permitir que essas organizações criminosas se apropriem do dinheiro dos cidadãos e seguiremos avançando nas investigações.”
A estimativa é que o esquema tenha movimentado cerca de R$ 900 milhões por ano. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e responsabilizá-los pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.