O Ministério da Saúde reforçou a importância da ampliação da vacinação contra a gripe em todo o Brasil, após o sucesso do Dia D realizado no último sábado (10) no Rio de Janeiro. Somente nesse dia, mais de 147 mil doses foram aplicadas no estado, número cinco vezes superior à média diária registrada em períodos normais. O objetivo é proteger a população contra vírus respiratórios, especialmente os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e gestantes.
Desde o início da campanha nacional, em março, mais de 1,2 milhão de doses já foram aplicadas no Rio de Janeiro, com a distribuição de 4,3 milhões de doses destinadas ao estado. O Ministério da Saúde orienta que estados e municípios realizem busca ativa dos grupos prioritários e vacinem todas as pessoas que procurarem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), desde que haja disponibilidade de doses e conforme a situação epidemiológica local.
Além disso, o Ministério anunciou um incentivo de R$ 100 milhões para reforçar o atendimento a crianças com vírus respiratórios no Sistema Único de Saúde (SUS), público que tem registrado aumento nas hospitalizações. Até a 19ª semana epidemiológica (10 de maio), foram registradas no SUS 29.379 hospitalizações por vírus respiratórios, com 1.333 óbitos, sendo 69% causados por influenza A.
A intensificação da campanha de vacinação contra a gripe, aliada à vigilância ativa e ao acesso à vacina, é fundamental para proteger a população e conter o avanço dos vírus respiratórios neste período do ano.