Mesquita reduz roubos de veículos quase pela metade com operações integradas

A cidade de Mesquita registrou uma redução significativa nos roubos de veículos nos últimos meses. Entre novembro do ano passado e fevereiro deste ano, os casos caíram de 50 para 26, uma queda expressiva que ocorreu em meio ao período de Carnaval, quando as ruas costumam estar mais movimentadas. Esse resultado positivo é atribuído às operações integradas entre a Guarda Civil Municipal, a Subsecretaria de Transporte e Trânsito, o 20º BPM, o programa Segurança Presente e a 53ª DP.

Os dados são do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP), que também apontava uma média esperada de 31 casos para Mesquita no período. Enquanto o município registrou redução, o estado como um todo apresentou crescimento desse tipo de crime.

Monitoramento e planejamento estratégico

As operações integradas envolvem patrulhas especiais em conjunto com agentes de segurança de diferentes órgãos, além do suporte do Centro de Controle Operacional (CCO), que utiliza câmeras de segurança e drones para monitoramento remoto. O trabalho da equipe de Inteligência da Guarda Civil Municipal tem sido essencial para mapear os padrões dos crimes, incluindo dias, horários e locais de maior incidência, além de identificar os tipos de veículos mais visados.

Além disso, os agentes do CCO realizam consultas preventivas dos veículos que circulam na cidade através do sistema Infoseg, cruzando informações para verificar possíveis irregularidades. Em média, 90 veículos são analisados a cada operação antes mesmo de passarem pelas patrulhas. Caso um veículo suspeito seja identificado, os agentes de rua são acionados para abordá-lo de forma segura e eficiente.

O Centro de Controle Operacional de Mesquita, que tem desempenhado um papel fundamental nessas ações, está em fase final de implementação e será inaugurado em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *