Meriti é a representante da Baixada Fluminense no Campeonato RAPS Carioca

Na última segunda-feira (12/05), usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de São João de Meriti participaram pela primeira vez do Campeonato de Futebol da RAPS Carioca, realizado na Vila Olímpica do Encantado, no Rio de Janeiro. Esta competição é uma iniciativa da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Zona Norte, promovida pelo Centro de Convivência e Cultura Trilhos do Engenho. A competição, que chega à sua sexta edição, tem como objetivo promover a inclusão social e a reintegração dos pacientes de saúde mental por meio do esporte, alinhada à Luta Antimanicomial, celebrada em maio.

A participação de São João de Meriti no evento marca um momento histórico para a Baixada Fluminense, já que é a primeira vez que uma cidade da região participa. O time de Meriti, composto por usuários do CAPSAD Marinheiro João Cândido e do CAPS III Vonica, teve um desempenho notável, vencendo a equipe do CAPS Raul Seixas, da Pavuna, por 5 a 1. Roberta Santos de Oliveira, coordenadora técnica do evento, destacou que o campeonato é visto como uma atividade psicossocial, utilizando o futebol como uma ferramenta de promoção de saúde, arte, cultura e lazer.

A diretora do CAPSAD Marinheiro João Cândido, Débora Guedes Bastos, enfatizou a importância da participação para os usuários, que não só jogam futebol, mas também se sentem parte da sociedade e promovem sua cidadania. Jonathas Cainã, um dos participantes, compartilhou como o esporte tem ajudado na sua recuperação, permitindo-lhe fazer novos amigos e manter sua mente focada em coisas positivas durante o tratamento.

A competição segue com as quartas de final, semifinais e final previstas para o dia 26 de maio, quando será conhecido o CAPS campeão de 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *