Em celebração ao Dia do Oftalmologista, comemorado em 7 de maio, a Prefeitura de Duque de Caxias homenageia os profissionais que atuam na linha de frente pela saúde visual da população. A data serve como alerta para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado de doenças oculares — cuidados que são levados a sério na cidade desde a inauguração do Hospital do Olho Julio Cândido de Brito (HO), em 2017.
Referência na Baixada Fluminense e pioneira como unidade municipal especializada em oftalmologia com atendimento 100% gratuito, o hospital já realizou mais de 6,6 milhões de atendimentos, somando 4,6 milhões de exames, 1,8 milhão de consultas, mais de 200 mil cirurgias de catarata, 800 transplantes de córnea e mais de mil cirurgias de estrabismo. A estrutura conta com 78 oftalmologistas especializados no cuidado com a saúde ocular de crianças, adultos e idosos.
Segundo o diretor da unidade, Dr. Daniel Puertas, a visão tem impacto direto na autonomia, na produtividade e na qualidade de vida das pessoas. “A saúde da visão influencia a vida escolar, o trabalho, a independência dos idosos. Aqui no HO, trabalhamos para garantir acesso e dignidade a todos os pacientes”, ressaltou.
Exemplo disso é o caso da dona de casa Maria da Penha, de 74 anos, moradora do bairro Gramacho, que comemora o sucesso da cirurgia de catarata realizada no hospital. “Fui muito bem tratada. Voltar a enxergar me trouxe tranquilidade e esperança. Agora me preparo para operar o outro olho”, conta com emoção.
O Hospital do Olho funciona todos os dias da semana, de segunda a domingo, mas não atende emergências. A unidade está localizada na Praça do Laureano, nº 1.135, bairro Dr. Laureano, Duque de Caxias (RJ).