Rio registra 40,9ºC no último dia do inverno e ativa protocolo de calor

O Rio de Janeiro encerrou o inverno de 2025 com temperaturas dignas de pleno verão. Neste domingo (21), último dia da estação, os termômetros marcaram 40,9ºC em Guaratiba, na Zona Oeste, configurando a maior máxima do inverno e ativando o nível 2 do protocolo de calor da prefeitura. O indicador é acionado quando as temperaturas ficam entre 36ºC e 40ºC por mais de quatro horas consecutivas.

Segundo o Alerta Rio, a onda de calor foi causada pelo posicionamento de um sistema de alta pressão, que manteve o céu aberto e contribuiu para o forte aquecimento. Foi a maior temperatura do ano no Rio durante o inverno, superando registros anteriores de 37,1ºC, em 9 de setembro, na Barra/Riocentro, e de 36,3ºC, em 18 de julho, no Jardim Botânico.

A sensação de calor intenso lotou praias e pontos turísticos, como a Mureta da Urca, onde moradores e visitantes aproveitaram para se refrescar no fim da estação.

Previsão para os próximos dias

A primavera começou nesta segunda-feira (22), às 15h19, com mudanças no clima da cidade. A aproximação de uma frente fria deve aumentar a nebulosidade e trazer pancadas de chuva moderada a forte acompanhadas de raios a partir da tarde. Pela manhã, as temperaturas ainda ficam altas, com máxima de 39ºC e mínima de 17ºC.

Na terça-feira (23), a frente fria mantém o tempo fechado, com chuvas moderadas a fortes durante a madrugada e precipitações fracas a moderadas ao longo do dia. As temperaturas caem de forma acentuada, variando entre 16ºC e 24ºC.

Na quarta (24) e quinta-feira (25), o transporte de ventos úmidos do oceano deixará o céu nublado a encoberto, com possibilidade de chuviscos e chuva fraca isolada. Os termômetros deverão registrar mínima entre 14ºC e 15ºC e máxima de 22ºC em ambos os dias.

Com o contraste entre o calor recorde e a queda brusca prevista para os próximos dias, a Defesa Civil e o Alerta Rio recomendam atenção redobrada da população, especialmente idosos, crianças e pessoas com problemas respiratórios.

Foto: Érica Martin/Agência O Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *