Quase metade dos municípios brasileiros enfrenta risco de infestação pelo Aedes aegypti

Levantamento mostra que quase metade dos municípios brasileiros está em alerta ou risco para a infestação do mosquito Aedes aegypti.
Quase metade dos municípios brasileiros enfrenta risco de infestação pelo Aedes aegypti
PublicidadeSua marca em destaque

Alcance leitores de toda a Baixada Fluminense.

O cenário epidemiológico brasileiro exige atenção redobrada das autoridades de saúde. Dados do 2º ciclo do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), divulgados pelo Ministério da Saúde, revelam que 49,2% dos 3.732 municípios monitorados encontram-se em situação de alerta ou risco para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Embora o índice de infestação seja preocupante, o país apresenta um quadro de redução nas infecções. O levantamento, realizado entre maio e agosto, aponta que as ações de vigilância permanecem cruciais para manter a tendência de queda observada nos registros de doenças virais em comparação ao ano anterior.

Queda expressiva no registro de arboviroses

O Brasil registrou uma diminuição de aproximadamente 70% nos casos prováveis de dengue em 2026, quando comparado ao mesmo período de 2025. Até 26 de setembro, o sistema de saúde contabilizou 470,5 mil casos, um número significativamente inferior aos 1,5 milhão de registros do ciclo anterior.

O cenário de retração também se estende a outras doenças transmitidas pelo vetor. A chikungunya apresentou uma redução de 43%, caindo de 118.885 para 67,9 mil casos. Já a zika registrou uma queda de 35%, com os números passando de 3.724 para 2.141 notificações no período analisado.

Mapeamento dos focos de proliferação

A análise dos dados do LIRAa permitiu identificar que a maioria dos criadouros do mosquito ainda está concentrada em ambientes domésticos. Vasos e pratos de plantas, somados a garrafas e pequenos recipientes, representam 42,3% dos focos encontrados. Reservatórios de água, como caixas d’água e cisternas, correspondem a 26,1%, enquanto pneus e resíduos sólidos, como entulhos e latas, totalizam 23% dos locais de reprodução.

A distribuição geográfica dos focos revela particularidades regionais. Enquanto no Norte do país o acúmulo de água em pneus e lixo é o principal problema, no Nordeste a preocupação recai sobre o armazenamento inadequado de água em reservatórios. Nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, a maior parte dos focos está relacionada a itens do cotidiano, como vasos de plantas e recipientes domésticos.

Estratégias de combate e novas tecnologias

Diante da proximidade do verão e da influência do fenômeno climático El Niño, o Ministério da Saúde intensificou as medidas preventivas. O planejamento inclui a formação de mais de 300 mil Agentes Comunitários de Saúde para visitas domiciliares e o fortalecimento do trabalho dos Agentes de Combate às Endemias na eliminação de criadouros.

O governo também aposta em tecnologias avançadas para o controle vetorial. Entre as iniciativas estão o uso de ovitrampas para mapeamento, a Borrifação Residual Intradomiciliar em locais de grande circulação, as Estações Disseminadoras de Larvicida e a aplicação do método Wolbachia, que utiliza uma bactéria para impedir a transmissão dos vírus pelo mosquito.

Responsabilidade compartilhada na prevenção

A eficácia das políticas públicas de saúde depende da colaboração direta da população. A recomendação é que os moradores realizem vistorias semanais em suas residências para eliminar qualquer acúmulo de água parada. Medidas simples, como manter caixas d’água vedadas, limpar calhas e descartar corretamente materiais recicláveis, permanecem como as ferramentas mais eficazes para conter o avanço das arboviroses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *