No dia 24 de junho, das 8h às 13h, o bairro Éden, em São João de Meriti, será palco de uma ampla programação em homenagem ao Dia do Orgulho Autista. Organizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Políticas Públicas da Baixada Fluminense e pela referência local Lorena Madrinha, o evento visa promover conscientização, inclusão e valorização da neurodiversidade.
A iniciativa reunirá uma variedade de serviços gratuitos. Entre eles, estarão atendimentos do Poupa Tempo, com a emissão de segunda via de documentos e requerimentos como seguro-desemprego. Haverá ainda suporte específico para pessoas autistas: entrega do Cordão do Autismo, emissão de RG e solicitação de formulário de gratuidade no transporte público.
Para tornar o encontro ainda mais acolhedor, estarão presentes profissionais de fisioterapia, barbearia e design de sobrancelhas, além de recreadores infantis e equipe para aferição de pressão arterial e glicemia. Também estão previstas apresentações dos alunos com TEA em aulas de capoeira e jiu-jitsu, reforçando a visibilidade e o protagonismo da presença autista.
Segundo Lorena Madrinha, “O Dia do Orgulho Autista é dedicado a aumentar a conscientização e inclusão das pessoas autistas. É um momento para celebrarmos a neurodiversidade, promover a compreensão e valorizar as diferenças.” Embora a data oficial ocorra em 18 de junho, a ação de Meriti estenderá essa celebração para toda a comunidade.
O encontro será realizado gratuitamente na Rua Antonieta Guaraná, 42, no bairro Éden. É uma oportunidade para que toda a população participe, aprenda e se una em torno de uma causa de impacto social.